10.9.10

Santa Teresa :: Arte de Portas Abertas

Nos dias 11 e 12 de setembro, Santa Teresa vai receber o segundo e último final de semana da 19ª edição do “Arte de Portas Abertas”, que já faz parte do calendário cultural da cidade. São dois dias dedicados ao que esse charmoso bairro tem de melhor, quando esse recanto histórico fica mais agitado e suas estreitas ruas ganham um colorido especial. Para subir até o bairro, pense em ir de táxi ou, uma proposta mais bucólica é o bondinho, que parte do Largo da Carioca.

Ao todo são 77 artistas divididos em 48 ateliês e 19 espaços culturais preparando diversas exposições gratuitas. O grande barato desse ano será a participação de Argentina e México, que mostrarão seus trabalhos com exclusividade para cariocas e visitantes. Essa integração entre Brasil e Argentina estará presente na exposição rosa-rio-freak: A arte como ponte entra cidades, uma coletiva que reúne cerca de 90 trabalhos de artistas desses dois países no Centro Cultural Laurinda Santos. O diálogo entre a arte e a cidade é a principal proposta da exposição, que irá levar movimento para o casarão do início do século XIX. Nessa época, o Centro era a residência de Laurinda Santos, mulher que levou vida cultural para o bairro, com diversos saraus, frequentados por grandes nomes da sociedade carioca, como o maestro e compositor Villa-Lobos.

Do México vem a artista Monica Contreras, que levará seu trabalho para o Atelier Dezenove & Arteofício, uma oportunidade criada pelo intercâmbio da Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa) com a TAGA Taller Grafica Actual Oaxaca, atelier-escola que fomenta o desenvolvimento de projetos de artes visuais e residências de artistas estrangeiros no México.

Veja a listagem completa dos artistas-ateliês aqui

texto: Rio Guia Oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário