22.10.11

RIOscenaXXI. Um giro pela vanguarda musical no Rio de Janeiro>> Otto no Circo Voador

















fotos: Ana Schlimovich

Já era madrugada do dia do mestre, quando pisou o palco sagrado, falando: "Moro no Flamengo e tenho uma filha chamada Betina". Parodiando "País Tropical" de  Jorge Benjor, mestre do  suingue carioca, o pernambucano OTTO, estava dando início com aquela frase,  a um dos melhores shows de sua carreira. Mesclando sucessos consagrados com músicas  de seu último disco, "Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos" e cercado de músicos da melhor qualidade, da "Jambro Band", mostrou para uma platéia ávida por música de qualidade, o porque  do Manguebeat, dominar a cena musical brasileira nessas últimas 2 décadas. Uma voz de canário, carisma, boas letras e suingue para botar qualquer pista abaixo pelos 4 cantos do planeta, poderia ser a fórmula para atrair uma multidão aos seus shows, mas o pernambucano vai além, se entrega de corpo e  alma, fazendo do palco um lugar de elevação para ele, seus músicos, platéia e arredores.

Aí, porque posso dizer que ele fez o show da sua vida: Foram mais de 2 horas; O público acompanhava em coro, música após música; o ritmo estava mais suingado, fazendo com que todos  requebrassem sem parar no salão; mostrou muita disposição, pulando sem parar, descendo para cantar junto a platéia, bem no comecinho do show; não parou de enaltecer e brincar com seus músicos, deixando até seu guitarrista, Fernando Catatau, levar um som de sua banda,  o "Cidadão Instigado", que não se apresenta no CV desde 2009; rasgou altos elogios a Chico Buarque, além  de levar um trecho de "Gota d'água"; relembrou também outro ilustre carioca que anda  sumido do palco do CV, o "negro gato" Luiz Melodia. Por fim, uma coisa que me intrigou, foi que na segunda parte do show, ele só se dirigia aos seus músicos em inglês. Eu interpretei, que pela quantidade de atrações internacionais que estão rolando no Circo Voador, o  palco Mor da música independente no país, o ideal seria mostrar que também dominava outro idioma e garantir sua vaga no próximo ano.

Não posso deixar de mencionar, o excelente show de abertura, feito por outro mestre pernambucano, Junio Barreto, que desta vez, veio acompanhado de sua banda, para lançar seu segundo CD, intitulado "Setembro". Sinceramente, OTTO consegue só colocar pérolas para abrir os seus shows. Ano passado, foi a Tulipa Ruiz, que rapidamente estourou nas paradas de sucesso. Este ano, no primeiro semestre, "Os Outros",  que está fazendo um grande sucesso na parceria com a Tereza Cristina. E para fechar, o Junio, que realmente está despontando como um do melhores cantores do Brasil.  Acompanhe e verá! Nas pick-ups comandando a festa nos intervalos, com o melhor do groove mundial, o DJ Lencinho,  eterno Mestre de Cerimônia do MOLA, o evento mais legal da cidade, que este ano, ficará  fora da programação do CV.

E passando a régua, fechando o caixão, deixo como dever de casa para os leitores da coluna,  um pedido  para que  mandem emails para as casas de show, pedindo mais atrações nacionais. Afinal, a melhor música do mundo na atualidade, é a brasileira!

O show completo em fotos:

4 comentários:

Anônimo disse...

ta muito lindo seu blog,suas fotos,adorei tudo!!!bjao
Aluá

Rio no Mapa disse...

Valeu Aluá! gracias!

Anônimo disse...

Corrigindo: Jambro Band (Nome originário do estilo musical "Jungle". Jambro é um fruta, também.

Rio no Mapa disse...

Muito obrigado pelo toque!! já foi corrigido.

Postar um comentário