24.12.10

Rio no Mapa Entre-vistA :: Pedro Jardim, o ilustrador da capa da quarta edição do Rio no Mapa

O Pedro é novo, carioca e manda muito bem nos desenhos e ilustrações. A nova e florida capa do Rio no Mapa foi uma criação dele. Nós adoramos! e ficamos com vontade de conhecer mais. Por isso resolvimos entrevistá-lo aqui no blog, para compartilhar com todo mundo um pouco do mundo do Pedro Jardim.


RNM: Você tem apenas 21 anos, mas as suas ilustrações parecem bem maduras, há quanto tempo você desenha?
Pedro Jardim: Desde sempre, nas minhas memórias mais antigas eu já desenhava.

RNM: Quais foram e são as suas influências para a ilustração?
Pedro Jardim: Tenho meus artistas favoritos mas também gosto de procurar por novas influências, então estou sempre "descobrindo" algum artista, ilustrador ou designer que ainda não conhecia. E tento olhar para os seus trabalhos e ver o que eles tem de melhor seja o traço, cor, estilo, uso de tipografia, criatividade... Admiro muito o trabalho de Van Gogh, Saylor Jerry, Kandinsky, Antônio Parreiras, Herbert Bayer, Rembrant e também de uma galera mais atual como Jeremy Fish, Stefan Doitschinoff, Jeff Soto, Mottila (que já passou pela Galeria Circulante de Arte Carioca), Jotape, Shawn Barber, Os Gêmeos, Tara Mcpherson, Marcelo Daldoce, N`deur e Nicoletta Ceccoli.

RNM: Como o Rio inspira você para criar?
Pedro Jardim: Por mais que o Rio seja "A Cidade Maravilhosa", o que me chama mais a atenção são situações do dia-a-dia, um cara fala pro outro uma coisa engraçada na rua, alguém com uma roupa muito estranha, as diferenças das pessoas aqui, todo mundo convive com todo mundo, essas coisas dão um estalo e ai você faz o resto. O mais importante pra mim é observar. Muitas vezes fico horas encarando o papel/tela pensando, lembrando até começar mesmo. Outras vezes é mais rápido, quando vejo já foi.

RNM: Lapiz ou computador? o que curte mais?
Perdo Jardim: Desde que entrei na faculdade me envolvi muito com o computador, realmente ele te dá infinitas possibilidades. Mas uma coisa que eu gosto e não gosto é o Ctrl + Z (undo, voltar) as vezes te salva, mas você perde a oportunidade do erro, que na minha opinião é uma adrenalina e um desafio de superação e pode te levar a resultados inesperados. Sempre faço o traço à mão e depois levo pro computador, um cara que sabe administrar isso muito bem é o Lou Romano. Cada vez mais venho fazendo o máximo à mão no papel ou tela, com gouache, acrilica, pastel seco e faço uns retoques no computador.

RNM: Que projetos tem para o 2011?
Pedro Jardim: Terminar a minha faculdade, continuar trabalhando e depois fazer uma pós na School of Visual Arts de Nova York.

Obrigada Pedro! Um ótimo ano para você. Ficaremos de olho no seu trabalho pois temos certeza de que o seu Jardim vai florir muito!

...........................................................

Para ver mais desenhos e ilustrações: www.pjardim.com
e para contatar-lo: pedro@pjardim.com

Um comentário:

Anônimo disse...

VALEU DADY, MANDOU BEM PARABENS. SEMPRE EM FRENTE BJOS

Postar um comentário