8.12.11

Musicário #1 :: Silvia Machete na Funarte

Musicário
Coleção de eventos musicáis no Rio de Janeiro

Por Ana Schlimovich

Assim como o Jardim Botânico tem seu Orquidário, com 3 mil exemplares e 600 espécies diferentes de orquídeas, o Rio no Mapa começa seu Musicário, uma coleção registrada de eventos musicais de qualidade no Rio de Janeiro.


Depois da incrível experiencia do RIOscenaXXI, em parceria com Boto Carioca, coluna que retrata a cena musical de vanguarda na cidade maravilhosa, que contou com 22 episódios de excelente conteúdo, Rio no Mapa parte para os relatos musicais. As vezes com palavras, as vezes com fotos, as vezes com vídeo, com entrevistas, e outras, com tudo isso junto e um pouco em portunhol. Sempre com a música como eixo, mas com as portas abertas para outras artes integradas.

A primeira temporada do RIOscenaXXI começou benzida por um Rabino e encerrada com os poderes de um Pajé: o episódio inaugural foi sobre a apresentação de Matisyahu, em maio de 2010, e para finalizar a temporada tivemos o Otto, em julho de 2011, ambos shows no Circo Voador. Já o exemplar #1 do Musicário tem como protagonista a Rainha Performática do Mercosul, a única, a inimitável Silvia Machete. Desfrutem a viagem.


Musicário #1 :: Silvia Machete na Funarte

Quando todo mundo estava fugindo para casa, eu chegava no centro da cidade, no imponente prédio da Funarte. O show começava ás 18h30. Nem eram 6 horas ainda e já tinha fila na porta da Sala Sideny Miller. Um cameraman chega junto com a apresentadora e me perguntam se posso responder umas perguntas. Aceito. 
Ela- Já viu algum show da Silvia Machete? 
Eu- Já, esse é o terceiro. 
Ela- O que acha dela?
Eu- Gosto muito, admiro, ela consegue se comunicar muito bem com o público, é original, não vi nada parecido. As suas performances são super criativas, ela é engraçada de mais e ainda canta muito bem... 
Ela- Ok, muito obrigada. 

Mais tarde soube que estavam filmando um documentário para Áustria, e quem o fazia era um Príncipe austríaco. Ele estava ali no local, não era o altão ultra loiro de paletó de leopardo, calça de oncinha verde e camisa social branca, não. Esse era o produtor. O Príncipe Hubertusjagd vestia uma jaqueta social de pano verde petróleo, um figurino correto, de príncipe baixo perfil. Eles filmaram o show da Silvia completo, quem logo logo será sucesso na Áustria.

Extravaganza é o nome do espetáculo e do seu último disco; o conceito base e o que ali se apresenta. Um repertório que inclui surpresas permanentes, bom humor, músicas de tirar o fôlego, figurinos absurdos. A Silvia é cantora, compositora, performer, malabarista e trapezista, e durante uma hora e meia de show ela coloca todas as suas habilidades no palco e deleita a platéia, num clima íntimo e relaxado, tanto que as participações do público -que geralmente foge desse tipo de situações que o colocam em evidência- surgem naturalmente. No fim do espetáculo a gente se sente uma grande família.

A banda da Silvia, formada por Fabiano Krieger (guitarra), Bruno Di Lullo (baixo), João Di Sabbato (bateria) e Arthur Dutra (vibrafone) é chave para que Extravaganza aconteça. Cada um veste um personagem e entre todos desenrolam uma obra que excede a música. O show já foi premiado pela APCA (Associação dos Críticos Paulistas de Artes. E ele é, em palavras de Nelson Motta "Uma das melhores surpresas musicais que tive ultimamente. Imaginem uma Mulher inteligente, engraçada, sexy, palhaça, acrobata e com grande musicalidade, tudo junto!".

Fique ligado no SOM EM 4 TEMPOS, a temporada vencedora do prêmio de ocupação da Sala Funarte Sidney Miller, com trilhões de atrações, shows, oficinas e eventos especiais em horários insólitos por preços irrisórios (por exemplo, a banda TONO vai tocar no dia 13 de janeiro, às 12hs. A entrada custa R$5, inteira). Só no Rio mesmo, para alegria de todos nós...

Nenhum comentário:

Postar um comentário